Detalhes do produto

A maioria dos barcos ou caravanas está equipada com dois ou mais bancos de baterias (baterias de arranque, de consumo, de propulsão, etc.). Como é que estas baterias podem ser carregadas com o alternador, sem estarem ligadas em paralelo e sem o risco de se influenciarem mutuamente ou de serem descarregadas ao mesmo tempo? A solução é utilizar díodos, que isolam eletricamente uma bateria da outra. Estes dispositivos são adequados para sistemas de 12 e 24 volts, têm 3 saídas e 1 ou 2 entradas (para sistemas de 2 motores). A ligação é efectuada através de parafusos de 8 mm (incluindo porcas e anilhas). Devido aos díodos de isolamento, é atingida uma queda de tensão de <0,7 volts. Para compensar esta perda de tensão, alguns alternadores ou controladores de carga têm uma entrada de medição. Esta pode ser ligada ao terminal "S" do díodo de separação (ficha de 6,3 mm).

  • versão com 1 entrada, dimensões (LxAxP): 175 x 68 x 135 mm, peso: 1,1 kg
  • versão com 2 entradas, dimensões (LxAxP): 320 x 68 x 135 mm Peso: 2 kg
Nota:
Devido às propriedades semicondutoras, ocorre uma perda de tensão de até 0,7 volts num díodo de silício condutor de corrente. Na prática, isto também se aplica aos díodos de desconexão.
Por exemplo, 14 volts para carregar as baterias ou para alimentar o sistema elétrico, então apenas 14V - 0,7V = 13,3V está presente na saída do díodo de isolamento. Isto não é suficiente para carregar uma bateria de forma óptima!

O terminal "S" é a ligação de um "díodo de compensação" integrado, que é ligado na direção da frente à ligação "S" da entrada do díodo de isolamento.
O termo "díodo de compensação" é enganador porque a compensação real da perda de tensão não ocorre no díodo de separação mas no circuito de controlo do alternador. Mas porquê?
O díodo de compensação provoca uma queda de tensão correspondente à dos díodos de alta potência (cerca de 0,7 volts). O alternador ou o regulador é então ligado ao terminal "S" de modo a que a perda de tensão seja detectada e regulada pelo regulador. A tensão de saída de Lima é assim aumentada pelo valor da perda de tensão e está então disponível na sua totalidade por detrás do díodo de separação.

Mais uma nota sobre os díodos de separação:
Mesmo que se consiga compensar a perda de tensão de um díodo de corte, continua a haver uma perda de energia sob a forma de calor!
Exemplo: Supondo que o díodo de isolamento tem uma queda de tensão de 0,7 volts e que o alternador fornece 50 amperes, então uma perda de energia de 0,7V x 50A = 35 watts é produzida pelo díodo de isolamento.
O díodo de separação vai aquecer e aquecer o barco!
Se quiser evitar isto, deve pensar num distribuidor de corrente de carga de baixa perda, por exemplo, Art. 48400 ou 48401.

Documentos

de-flag Desenho
.PDF, 287,20 KB
Art.-No.: 14635
multi-flag Manual
.PDF, 11,43 MB

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4 Comentários de clientes

4.8 (de 4 classificações)
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Johannes K.
por Johannes K. Bandeira nacional de Alemanha 14/07/2020
Trenndiode
Hg aber 2Battrtien angeschlossen,, arbeitet wie erwartet
Walter G.
por Walter G. Bandeira nacional de Alemanha 21/08/2017 compra verificada
Klein kompakt. Preis Leistung in Ordnung.
Markus S.
por Markus S. Bandeira nacional de Alemanha 10/08/2015 compra verificada
genau wie beschrieben

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